ZIKA

ZIKA Vírus
O Zika Vírus é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes. O vírus foi identificado pela primeira vez em Uganda em 1947 em macacos rhesus através de uma rede de monitoramento da febre amarela silvestre. Ele foi isolado pela primeira vez em primatas não humanos em Uganda, na floresta Zika em 1947, por esse motivo esta denominação.

Posteriormente, foi identificada em humanos em 1952, na Uganda e República Unida da Tanzânia. Entre 1951 a 2013, evidências sorológicas em humanos foram notificadas em países da África (Uganda, Tanzânia, Egito, República da África Central, Serra Leoa e Gabão), Ásia (Índia, Malásia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Indonésia) e Oceania (Micronésia e Polinésia Francesa). Nas Américas, o Zika Vírus somente foi identificado no início de 2014 na Ilha de Páscoa, território do Chile no oceano Pacífico, 3.500 km do continente.

O Zika Vírus é considerado endêmico no Leste e Oeste do continente Africano. Evidências sorológicas em humanos sugerem que a partir do ano de 1966 o vírus tenha se disseminado para o continente asiático.

Atualmente há registro de circulação na África (Nigéria, Tanzânia, Egito, África Central, Serra Leoa, Gabão, Senegal, Costa do Marfim, Camarões, Etiópia, Quénia, Somália e Burkina Faso) e Ásia (Malásia, Índia, Paquistão, Filipinas, Tailândia, Vietnã, Camboja, Índia, Indonésia) e Oceania (Micronésia, Polinésia Francesa, Nova Caledôni a/França e Ilhas Cook).

Casos importados de Zika virus foram descritos no Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Austrália.


Saiba Mais:

Mapa da ZIKA

Diagnóstico

Transmissão

Os sintomas

http://zikavirus.com.br/

 


Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=pm3do0nEuuM&feature=youtu.be