E VOCÊ,  O QUE FAZ PELO RIO TIETÊ?

       Este é o tema da VI Jornada pelo Rio Tietê, que objetiva fazer com que cada cidadão reflita sobre suas responsabilidades com o meio ambiente, sabendo que é possível mudar esse futuro caótico adquirindo novos hábitos e atitudes sustentáveis. Resgatando em cada cidadão a importância de termos de volta um Rio Tietê limpo, que nos beneficie com a abundância de suas águas, com a beleza de suas paisagens e com as diversas oportunidades de lazer e diversão.
      A caminhada visa mobilizar a sociedade para se atentar para o futuro do Rio que outrora foi o berço do desenvolvimento das cidades que o cercam como: Cabreúva, Itu, Salto, Santana de Parnaíba, Pirapora, Porto feliz, Tietê entre outras.
      Caminhe conosco em busca de um ambiente melhor para você e para as futuras gerações!
Conheça a programação geral no facebook/ VI Jornada Pelo Tietê!

       
       Junte-se a nós! Compartilhe esta ideia!

Baixe o cartaz no link


Caros colegas, boa tarde!

Infelizmente, a medicina, apesar de seu avanço, não encontrou um substituto para o sangue, por isso a doação voluntária é fundamental.
Muitas pessoas não sabem que doar sangue é simples, rápido e indolor. Desconhecem que todo ser humano saudável pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à saúde.
As pessoas que não podem doar sangue, podem também colaborar neste processo, sendo agentes multiplicadores e incentivadores de novas doações em seu convívio social.
É durante os meses mais frios, que o número de doações abaixa significativamente, potencializando ainda mais a carência de estoque de sangue nos hemocentros.
Uma simples doação pode salvar várias vidas. Vamos fortalecer o papel social, vamos estimular a solidariedade, vamos salvar vidas!

Bom final de semana

Aprendendo com a Mata Atlântica 2014

Escolas já podem se inscrever para o segundo semestre do Aprendendo com a Mata Atlântica 2014 
A Fundação SOS Mata Atlântica e a Brasil Kirin abriram inscrições para a participação de escolas no Projeto Aprendendo com a Mata Atlântica no segundo semestre de 2014. As escolas participantes terão atividades de educação ambiental e estudo do meio a partir de agosto, em parceria com a Fundação, no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. As visitas das turmas podem acontecer pela manhã (das 8h30 às 11h30) ou à tarde (13h30 às 16h30). É oferecido transporte gratuito para as escolas públicas de Itu e Salto; também é fornecido lanche a todos os participantes.
Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e Instituições. As escolas e grupos interessados em participar deste projeto deverão preencher a ficha de pré-inscrição disponível em  http://bit.ly/acma2014 até o dia 30 de maio de 2014. As instituições selecionadas serão informadas por e-mail no dia 06 de junho de 2014.


--------------------------------------------
:: Kelly De Marchi ::
Educação Ambiental
Tel: 11 4013-4598
skype: kelly.marchi
restauracao.educacao@sosma.org.br
www.sosma.org.br

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


 Informamos que estão abertas as inscrições para a “7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente” (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, com a qual a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mantém parceria desde 2001, ano de sua criação.   O período para a realização das inscrições é de 18 de março a 31 de julho, devendo ser feitas no site da Fiocruz.
 A OBSMA é um projeto educativo, bienal, que visa estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Tem como objetivos específicos, incentivar a realização de projetos que possam contribuir para a melhoria das condições ambientais e de saúde; incentivar a capacidade de reflexão e a criatividade dos alunos; estimular a intervenção socioambiental; despertar o interesse pela ciência e tecnologia; promover a valorização e a difusão do conhecimento científico, tecnológico e pedagógico; contribuir no processo de construção da cidadania; valorizar o trabalho do professor que desenvolve atividades exemplares, criativas e inovadoras na escola; valorizar o trabalho pedagógico da escola.
 A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, incluindo os Ensino Profissionalizante e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
 Os professores interessados em participar com trabalhos realizados em sala de aula devem acessar o site para conhecer amplamente o regulamento.
Acesse o Link:


Carlos Alberto Camargo                                     Wagner Ferreira Freitas
PCNP – Biologia                                                      PCNP  - Ciências



Prof. Anivaldo Roberto de Andrade
Dirigente Regional de Ensino

VACINAÇÃO CONTRA HPV
              
             TERMO DE AUTORIZAÇÃO/RECUSA PARA A VACINAÇÃO HPV - 2014
no link acima 

DIVULGAÇÃO
Assista a Videoconferência
Use o Internet Explore



Prezado(a),

O HPV é um vírus que infecta a pele e/ou mucosas. Alguns tipos de HPV, considerados de alto risco, como os 16 e 18, podem provocar câncer de colo de útero. Outros tipos, como 6 e 11, podem causar lesões de pele ou mucosas, como verrugas que, habitualmente, regridem por ação do sistema imunológico. O vírus é contagioso e sua transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma a via sexual. No ano de 2011, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, 5.160 mulheres morreram no Brasil devido ao câncer de colo de útero.

A partir do dia de 10 de março de 2014, em todo o país, a vacina HPV será aplicada em adolescentes com 11, 12 e 13 anos de idade. Trata-se de uma vacina quadrivalente, ou seja, que irá proteger contra os tipos 6, 11, 16 e 18, responsáveis, respectivamente pelas verrugas genitais e câncer de colo de útero.

O esquema completo da vacinação compreende três doses, considerando-se os intervalos entre elas. O intervalo entre a 1ª dose e a 2ª é de 06 meses e entre a 1ª dose e a 3ª é de 60 meses, ou seja, 05 anos. A meta desta campanha é vacinar 80% da população alvo, ou seja, 4,16 milhões de adolescentes e no Estado de São Paulo, cerca de 808.318. A vacina contra HPV é uma importante estratégia de prevenção ao câncer de colo do útero. No entanto, o exame de Papanicolaou ainda deverá ser realizado, pois a vacina protege contra 70% dos tipos que causam câncer de colo de útero. Da mesma forma, o uso de preservativos deve ser mantido nas atividades sexuais, pois há outras doenças sexualmente transmissíveis - DST.

Destacamos a importância do planejamento conjunto Educação/Saúde para o desenvolvimento desta ação de imunização contra o HPV como estratégia de prevenção. As escolas receberão cartazes e Guia Prático sobre HPV – Perguntas e Respostas, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

O assunto será abordado em videoconferência a ser apresentada pela Rede do Saber, em 07 de março, Debates sobre Educação em Saúde – Tema III: Imunização – Campanha Estadual de Imunização – HPV, com a presença da Dra. Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde e outros especialistas.

Atenciosamente,

Maria Elizabete da Costa
Coordenadora



Equipe de Ciências - CEFAF

Eleuza Guazzelli
Centro de Ens. Fund. Anos Finais, Ens. Médio e Educ. Profissional
Secretaria da Educação /  Coordenadoria de Gestão da Educação Básica